sábado, 23 de outubro de 2010

Falar em público II

Alguns conselhos para ter sucesso nas apresentações em público.
1) Prepare-se para falar. Saiba o máximo que puder sobre o tema que irá expor. Isto é, se tiver de falar 15 minutos, saiba o suficiente para discorrer pelo menos 30 minutos. Não se contente apenas em se preparar sobre o conteúdo, treine também a forma de exposição.
2) Seja natural. Nenhuma técnica poderá ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural.  Respeite seu estilo de comunicação. Você vai se sentir seguro e suas apresentações serão mais eficientes.
3) Use uma linguagem correta. Um erro gramatical, dependendo da sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesmo destruir sua imagem. Para isso aumente suas leituras de livros de bons autores e observe atentamente a construção das suas frases. A leitura é uma das melhores fontes de aprendizado. Os erros mais graves que costumam ocorrer são: "fazem tantos anos", "menas", "a nível de", "somos em seis", "meia tola", entre outros.

4) Pronuncie bem as palavras. Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos "s" e "r" finais e dos "i" intermediários. Por exemplo fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não, janero, tercero, precisá, trazê, levamo.
Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem será melhor compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem fala.

5) Fale com boa intensidade e com boa velocidade. Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção. Também não deverá falar muito alto porque, além de se cansar rapidamente, poderá irritar os ouvintes. Fale numa altura adequada para cada ambiente. Não fale rápido demais. Se a sua dicção for deficiente será ainda mais grave, já que dificilmente alguém conseguirá entendê-lo. Também não fale muito lentamente, com pausas prolongadas, para não entediar os ouvintes.

6) Seu discurso deve ter começo, meio e fim.  O início -> Depois de cumprimentar os ouvintes e conquistá-los com elogios sinceros, ou mostrando os benefícios da mensagem, diga qual tema vai abordar em uma única frase. Por exemplo: "Vou falar sobre o lazer do homem moderno".  Assim, a platéia acompanhará seu raciocínio com mais facilidade, porque saberá aonde deseja chegar. No início, procure conquistar o interesse e a atenção.
O meio -> Em seguida, transmita a mensagem, sempre facilitando o entendimento dos ouvintes. Desenvolva o assunto principal atendendo ao que foi preparado. Use comparações, exemplos, estatísticas, testemunhos, enfim tudo que puder para confirmar o conteúdo da sua exposição.

O fim -> No final, faça uma breve recapitulação. Em apenas uma ou duas frases, faça o resumo do que apresentou. Não encerre dizendo "era isso que eu tinha para falar" ou outras formas vazias, sem objetividade e não esqueça de agradecer.

7) Tenha uma postura correta. Fique sempre bem posicionado. Evite apoiar-se apenas sobre uma das pernas e procure não deixá-las muito abertas ou fechadas. Cuidado com a falta de gestos, mas seja mais cauteloso ainda com o excesso de gesticulação. Procure falar olhando para todas as pessoas que estão assistindo, girando o tronco e a cabeça com calma, ora para a esquerda, ora para a direita, para valorizar e prestigiar a presença dos ouvintes.
8) Seja bem-humorado. Um orador bem-humorado consegue manter a atenção dos ouvintes com mais facilidade. Use sua presença de espírito para tornar a apresentação mais leve, descontraída e interessante. Cuidado, entretanto, para não exagerar, pois o orador que fica o tempo todo fazendo gracinhas pode perder a credibilidade.
9) Use recursos audiovisuais. Um bom visual deverá atender a três grandes objetivos: destacar as informações importantes, facilitar o acompanhamento do raciocínio e fazer com que os ouvintes se lembrem das informações por tempo mais prolongado. Faça visuais com letras de um tamanho que todos possam ler. Projete apenas a essência da mensagem em poucas palavras. Apresente números em forma de gráficos. Use cores contrastantes, mas sem excesso.
10) Fale com emoção. Fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Assim irá demonstrar interesse por aquilo que transmite. A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes.
Fonte: Como Falar Corretamente e Sem Inibições de Reinaldo Polito

Nenhum comentário:

Postar um comentário