domingo, 10 de outubro de 2010

Alterações decorrentes do envelhecimento facial em três dimensões

Com o envelhecimento várias alterações são perceptíveis na face. Para melhor compreensão deste fenômeno é necessário fazer uma avaliação mais criteriosa, para tanto este estudo descreve o  fenômeno do envelhecimento que ocorre nas três estruturas da face (tecido epitelial e subcutâneo, tecido muscular e estrutura óssea) de forma dinâmica e progressiva.
As modificações da pele, tecido adiposo e músculo, além, do envelhecimento intrínseco sofrem ação da gravidade, ocasionando rugas, ptose, flacidez e deslocamento da gordura subcutânea. Em contra partida a estrutura óssea é afetada apenas pelo envelhecimento intrínseco ocasionando uma reabsorção óssea gerando redução da projeção do queixo, diminuição do ângulo da mandíbula e perda da definição da borda inferior da face, contribuindo junto com as outras alterações para o desparecimento do contorno facial.
Descrever estas alterações que ocorrem nas estruturas da face nas três dimensões, é relevante para  profissionais da estética facial , facilitando a elaboração, com segurança, de protocolos específicos para tratar ou amenizar ou efeitos do tempo ou ainda encaminhar a profissionais especializados.
Este texto é parte integrante do Trabalho de Iniciação Científica das minhas queridas alunas Regiane Wishoski e Natália Nodin Madalena

Nenhum comentário:

Postar um comentário