segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Envelhecimento X Fumo


O tabagismo também provoca alterações na pele. Entretanto, os mecanismos fisiológicos destas alterações são complexos e ainda não totalmente explicados. Dentro das milhares de substâncias tóxicas na fumaça do cigarro, a nicotina é o composto mais nocivo. Ela é responsável por vasoconstrição, que gera diminuição do fluxo sanguíneo, cujo mecanismo ainda é desconhecido; porém, acredita-se que ela estimule a vasopressina, um hormônio vasoconstritor. Além disso, a isquemia crônica dos tecidos gera lesão nas fibras elásticas, diminuição da síntese do colágeno, razão por que as rugas são bem marcadas.

Em relação ao gênero, estudos apontam o fato de que as mulheres são mais suscetíveis ao envelhecimento pelo tabagismo de que os homens, devido à diminuição do hormônio feminino na pele, causada pela nicotina.

Típica cubana com seu charuto



Embora a saúde da pele esteja diretamente comprometida pela dependência ao fumo, as alterações da pele em função do tabagismo não são muito estudadas, nem difundidas. Porém, foram definidos alguns critérios de fácies de tabagismo para identificar peles alteradas pelo uso do cigarro, que podem ser visualizadas na Tabela.

Tabela 4.2 Fácies de tabagismo
Fácies de Tabagismo
Características
1
Linhas de expressão ao redor dos lábios
2
Linhas nos cantos dos olhos
3
Linhas profundas nas bochechas
4
Numerosas linhas superficiais nas bochechas e região mandibular
5
Proeminência óssea e aprofundamento das bochechas
6
Atrofia da pele
7
Tonalidade cinzenta da pele
Fonte: Suehara e cols., 2006.

A melhor fórmula que se conhece para diminuir os efeitos nocivos do cigarro na pele “é parar de fumar”. 


Enfatizar os benefícios para a saúde da pele pode ser o argumento definitivo na decisão de abandonar o tabagismo.


Fatores que contribuem para o envelhecimento cutâneo - Tabagismo


Até o presente momento, nenhum trabalho demonstrou que o cigarro possa ter algum efeito benéfico sobre o organismo. A literatura publicada sobre o cigarro expressa sobre sua nocividade como agente que pode causar alterações circulatórias, predisponente ao câncer, e alterações no aparelho respiratório, além de ser considerado uma importante fonte exógena de radicais livres para o organismo.

_______________________

Trecho do livro "NUTRIÇÃO APLICADA À ESTÉTICA"
Editora Rubio
Capítulo 4 - Fisiologia do Envelhecimento Cutâneo
Autora: Fátima Cecília Poleto Piazza

Um comentário: