quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tendências para os próximos 50 anos


A revista CLAUDIA (editora Abril) completou 50 anos e na edição de aniversário lembra que quando nasceu não havia telefone celular, prótese de silicone e mulher na Presidência da República.  Em reportagem especial reforça que as décadas à frente prometem mais revoluções e evoluções que vão afetar a vida de todas as mulheres.
Entre as 50 mudanças indicadas na revista, escolhi as mais interessantes e que com certeza você vai gostar. Embarque nesta viagem, conduzida por estudiosos do comportamento feminino, experts em tendências e especialistas em beleza, saúde, moda, consumo...

1
As mulheres não deixarão de trabalhar fora de casa, mas adequarão o ambiente profissional ao feminino. Esquemas como home office se tornarão uma realidade cada vez mais presente, e as empresas terão que se adaptar.
2
Teremos um novo tipo de anfitriã, que abrirá as portas da casa para realizar ali aulas de ioga, degustação de vinho... Essa mulher quer fazer com que os amigos virtuais virem amigos reais. Deseja ampliar seu repertório cultural, sair do seu mundo.
3
Se as mulheres de classe A tradicionalmente ditavam as tendências de consumo, de forma vertical, já estão perdendo o reinado para as de classe C. Isso ficará mais forte nos próximos anos.Há um maravilhamento com o que elas conseguem fazer com o dinheiro. Combatem o desperdício, preocupam-se em poupar e têm um lema ótimo: A gente não precisa comprar coisas caras o tempo todo.

4
As meninas de hoje serão, amanhã, mulheres que cuidarão da natureza praticamente no piloto automático. As crianças estão levando os conceitos de sustentabilidade para casa.

5
Os próximos anos serão marcados pelo resgate da privacidade exposta nas redes sociais. A mulher vai passar a usar a internet mais profissionalmente do que pessoalmente. Ela estará mais interessada em postar seus projetos do que o churrasco do fim de semana em casa.
6
Segundo o mapeamento do Movimento Habla, a mulher vai se dar ao luxo de não assumir certas responsabilidades, aliviando um pouco o peso que ficou sobre suas costas. E não se sentirá diminuída com o fato de o marido ser o provedor da casa. Pelo contrário, poderá gostar disso.
7
Agências de turismo do mundo inteiro apontam a tendência de as mulheres tirarem férias conjugais. Mas viajar sozinha não será sinal de crise no casamento. As solo travellers dispensarão a companhia do marido, por exemplo, quando a data das férias não coincidir ou os planos de viagem divergirem.


8
As mulheres maduras serão exemplo e inspiração para as mais jovens, que vão considerá-las experientes e com ensinamentos a transmitir. A supervalorização da juventude, tão marcante na nossa cultura, começa a ceder lugar ao encanto da sabedoria.
9
Com a autoconfiança em alta, resultado do sucesso profissional e da conquista da liberdade, a mulher voltará a valorizar o sexto sentido. Segundo o Movimento Habla, ela vai usar a intuição até para resolver questões no trabalho.
10
O conceito de família será norteado pela qualidade e integridade do vínculo, e não pelo grau de parentesco. Ela não será necessariamente constituída apenas por pai, mãe e irmãos, mas, provavelmente, por amigos e parentes com os quais se consiga estabelecer uma relação sólida e duradoura.
11
As casas terão plantas individualizadas, norteadas pelo estilo de vida de sua dona. Não será nada exótico ter um apartamento sem cozinha ou lavanderia, por exemplo, mas com ateliê de costura, academia de pilates ou sala de brinquedos.

12
Os estudos apontam para tecidos autolimpantes (que ficam limpos automaticamente) e termorreguladores (que aquecem ou refrescam o corpo de acordo com a temperatura ambiente). Os avanços serão no sentido de trazer praticidade e conforto para o dia a dia.

13
A tendência worry free predominará nos tecidos. A idéia é desenvolver fibras que dispensem cuidados excessivos ao lavar ou passar roupas.

14
As marcas oferecerão mais opções de tamanho, não se restringindo ao P, M e G. As calças terão padrões diferentes para tamanho dos quadris e da cintura, volume do bumbum e a presença ou não de culotes. As camisas femininas levarão em conta a largura dos ombros, o formato dos seios etc.
15
A moda massificada dará lugar à moda exclusivista. As pessoas vão participar do processo de criação da roupa optando por oficinas de customização.

16
Os cremes trarão resultados mais rápidos e visíveis em termos de rejuvenescimento, eliminação de manchas ou tratamento para acne. As substâncias ativas vão chegar às camadas profundas da pele, como hipoderme.
17
Os filtros solares terão fatores cada vez mais altos para proteção UVA a fim de evitar o câncer de pele. Eles já estão sendo exigidos pela Anvisa.
18
O conceito de beleza vai se afastar do padrão aniquilante de hoje. O que importará no futuro será cuidar-se bem, sobretudo da pele, do cabelo e dos dentes. 

19
O desconforto no pós-operatório das cirurgias plásticas vai diminuir bastante graças à nova geração de medicamentos e equipamentos.
20
Haverá formas mais eficazes de eliminar papadas e bolsas. Aposta-se numa evolução com cicatrizes menos visíveis.
21
As gerações futuras não conhecerão dor de dente nem obturações. O desenvolvimento científico do controle de micro-organismos bucais caminha para a descoberta de vacinas que evitem cáries e problemas periodontais.
22
Nunca as mulheres pareceram tão joviais – e é daqui para melhor, oba! Cremes altamente tecnológicos, cuidados precoces com a pele, tratamentos estéticos e a valorização crescente dos poderes da boa alimentação vieram para ficar.



23
Equipamentos de ultrassom e raios X se aprimorarão devido ao avanço da tecnologia e dos softwares. Será possível ver e avaliar as estruturas internas das células e chegar a um diagnóstico preciso e rápido.
24
A medicina individualizada é o desafio e a tendência. A indústria farmacêutica e a engenharia genética estarão empenhadas em desenvolver drogas e terapias específicas para as variedades de uma mesma doença em cada ser humano.

25
As gestantes poderão ter um aparelho de ultrassom portátil, como um celular, para mostrar o bebê a todos.
26
Nas empresas, as gestões se tornarão mais humanas e dinâmicas. A hierarquia existirá de forma mais flexível. Para determinada atividade, um profissional assumirá o comando – independentemente de seu nível hierárquico. Em outra, essa coordenação mudará de mãos.
27
As futuras gerações deixarão de ter como referência a agilidade da máquina e se voltarão para um tempo mais humano, menos frenético.

28
Os jovens das próximas décadas terão visão de vida circular, com mais liberdade para escolher as etapas que querem viver. Eles não vão vislumbrar o futuro como algo predeterminado: estudar, casar, ter filhos, trabalhar, se aposentar...
29
Hobbies, estudos e pesquisas pessoais se tornarão fontes de renda alternativa. Uma estilista também poderá ser DJ no tempo livre, estudar mitologia grega – talvez dar palestras sobre o assunto – e trabalhar com animais abandonados. As gerações serão do ‘e’, não do ‘ou’.
30
Cada vez menos a formação acadêmica estará vinculada ao emprego que o profissional irá conquistar. Mulheres e homens precisarão de autoeducação contínua para entender o mundo e as novas dinâmicas, preparando-se para desempenhar diferentes papéis.
Gostaram das novidades?
 Beijos  Fá Piazza

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