A revista CLAUDIA (editora Abril) completou 50 anos e na edição de aniversário lembra que quando nasceu não havia telefone celular, prótese de silicone e mulher na Presidência da República. Em reportagem especial reforça que as décadas à frente prometem
mais revoluções e evoluções que vão afetar a vida de todas as mulheres.
Entre as 50 mudanças indicadas na revista, escolhi as mais interessantes e que com
certeza você vai gostar. Embarque nesta viagem, conduzida por estudiosos do
comportamento feminino, experts em tendências e especialistas em beleza, saúde,
moda, consumo...
1
As mulheres
não deixarão de trabalhar fora de casa, mas adequarão o ambiente profissional
ao feminino. Esquemas como home office se tornarão uma realidade cada vez mais
presente, e as empresas terão que se adaptar.
2
Teremos um
novo tipo de anfitriã, que abrirá as portas da casa para realizar ali aulas de
ioga, degustação de vinho... Essa mulher quer fazer com que os amigos virtuais
virem amigos reais. Deseja ampliar seu repertório cultural, sair do seu mundo.
3
Se as mulheres de classe A tradicionalmente ditavam as
tendências de consumo, de forma vertical, já estão perdendo o reinado para as
de classe C. Isso ficará mais forte nos próximos anos.Há um maravilhamento com
o que elas conseguem fazer com o dinheiro. Combatem o desperdício, preocupam-se
em poupar e têm um lema ótimo: A gente não precisa comprar coisas caras o
tempo todo.
4
As meninas de
hoje serão, amanhã, mulheres que cuidarão da natureza praticamente no piloto
automático. As crianças estão levando os conceitos de sustentabilidade para
casa.
5
Os próximos
anos serão marcados pelo resgate da privacidade exposta nas redes sociais. A
mulher vai passar a usar a internet mais profissionalmente do que pessoalmente.
Ela estará mais interessada em postar seus projetos do que o churrasco do fim
de semana em casa.
6
Segundo o
mapeamento do Movimento Habla, a mulher vai se dar ao luxo de não assumir
certas responsabilidades, aliviando um pouco o peso que ficou sobre suas
costas. E não se sentirá diminuída com o fato de o marido ser o provedor da
casa. Pelo contrário, poderá gostar disso.
7
Agências de
turismo do mundo inteiro apontam a tendência de as mulheres tirarem férias
conjugais. Mas viajar sozinha não será sinal de crise no casamento. As solo
travellers dispensarão a companhia do marido, por exemplo, quando a data das
férias não coincidir ou os planos de viagem divergirem.
8
As mulheres
maduras serão exemplo e inspiração para as mais jovens, que vão considerá-las
experientes e com ensinamentos a transmitir. A supervalorização da juventude,
tão marcante na nossa cultura, começa a ceder lugar ao encanto da sabedoria.
9
Com a
autoconfiança em alta, resultado do sucesso profissional e da conquista da
liberdade, a mulher voltará a valorizar o sexto sentido. Segundo o Movimento
Habla, ela vai usar a intuição até para resolver questões no trabalho.
10
O conceito de
família será norteado pela qualidade e integridade do vínculo, e não pelo grau
de parentesco. Ela não será necessariamente constituída apenas por pai, mãe e
irmãos, mas, provavelmente, por amigos e parentes com os quais se consiga estabelecer
uma relação sólida e duradoura.
11
As casas terão plantas individualizadas, norteadas pelo estilo
de vida de sua dona. Não será nada exótico ter um apartamento sem cozinha ou
lavanderia, por exemplo, mas com ateliê de costura, academia de pilates ou sala
de brinquedos.
12
Os estudos
apontam para tecidos autolimpantes (que ficam limpos automaticamente) e
termorreguladores (que aquecem ou refrescam o corpo de acordo com a temperatura
ambiente). Os avanços serão no sentido de trazer praticidade e conforto para o
dia a dia.
13
A tendência worry free predominará nos tecidos. A idéia é
desenvolver fibras que dispensem cuidados excessivos ao lavar ou passar roupas.
14
As marcas
oferecerão mais opções de tamanho, não se restringindo ao P, M e G. As calças
terão padrões diferentes para tamanho dos quadris e da cintura, volume do
bumbum e a presença ou não de culotes. As camisas femininas levarão em conta a
largura dos ombros, o formato dos seios etc.
15
A moda
massificada dará lugar à moda exclusivista. As pessoas vão participar do
processo de criação da roupa optando por oficinas de customização.
16
Os cremes
trarão resultados mais rápidos e visíveis em termos de rejuvenescimento,
eliminação de manchas ou tratamento para acne. As substâncias ativas vão chegar
às camadas profundas da pele, como hipoderme.
17
Os filtros
solares terão fatores cada vez mais altos para proteção UVA a fim de evitar o
câncer de pele. Eles já estão sendo exigidos pela Anvisa.
18
O conceito de
beleza vai se afastar do padrão aniquilante de hoje. O que importará no futuro
será cuidar-se bem, sobretudo da pele, do cabelo e dos dentes.
19
O desconforto
no pós-operatório das cirurgias plásticas vai diminuir bastante graças à nova
geração de medicamentos e equipamentos.
20
Haverá formas
mais eficazes de eliminar papadas e bolsas. Aposta-se numa evolução com cicatrizes
menos visíveis.
21
As gerações
futuras não conhecerão dor de dente nem obturações. O desenvolvimento
científico do controle de micro-organismos bucais caminha para a descoberta de
vacinas que evitem cáries e problemas periodontais.
22
Nunca as
mulheres pareceram tão joviais – e é daqui para melhor, oba! Cremes altamente
tecnológicos, cuidados precoces com a pele, tratamentos estéticos e a
valorização crescente dos poderes da boa alimentação vieram para ficar.
23
Equipamentos
de ultrassom e raios X se aprimorarão devido ao avanço da tecnologia e dos
softwares. Será possível ver e avaliar as estruturas internas das células e
chegar a um diagnóstico preciso e rápido.
24
A medicina
individualizada é o desafio e a tendência. A indústria farmacêutica e a
engenharia genética estarão empenhadas em desenvolver drogas e terapias
específicas para as variedades de uma mesma doença em cada ser humano.
25
As gestantes
poderão ter um aparelho de ultrassom portátil, como um celular, para mostrar o
bebê a todos.
26
Nas empresas,
as gestões se tornarão mais humanas e dinâmicas. A hierarquia existirá de forma
mais flexível. Para determinada atividade, um profissional assumirá o comando –
independentemente de seu nível hierárquico. Em outra, essa coordenação mudará
de mãos.
27
As futuras
gerações deixarão de ter como referência a agilidade da máquina e se voltarão
para um tempo mais humano, menos frenético.
28
Os jovens das
próximas décadas terão visão de vida circular, com mais liberdade para escolher
as etapas que querem viver. Eles não vão vislumbrar o futuro como algo
predeterminado: estudar, casar, ter filhos, trabalhar, se aposentar...
29
Hobbies,
estudos e pesquisas pessoais se tornarão fontes de renda alternativa. Uma
estilista também poderá ser DJ no tempo livre, estudar mitologia grega – talvez
dar palestras sobre o assunto – e trabalhar com animais abandonados. As
gerações serão do ‘e’, não do ‘ou’.
30
Cada vez menos
a formação acadêmica estará vinculada ao emprego que o profissional irá
conquistar. Mulheres e homens precisarão de autoeducação contínua para entender
o mundo e as novas dinâmicas, preparando-se para desempenhar diferentes papéis.
Quer ler a reportagem na íntegra? acesse: http://claudia.abril.com.br/materia/50-tendencias-para-os-proximos-50-anos
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Beijos Fá Piazza
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