domingo, 1 de abril de 2012

Herpes labial


Apesar de começar com uma ardência e coceirinha aparentemente inocentes, o herpes labial é uma infecção causada pelo vírus HSV1, responsável pelo aparecimento de bolhas e feridas na região dos lábios.



Esses sintomas resultam do combate que o corpo humano faz ao vírus, pois de acordo com Carla Bortoloto, dermatologista clínica e cirúrgica do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP), o agente causador da doença instala-se de forma oculta no organismo e fica esperando uma oportunidade para ser ativado.

"O vírus do herpes é recidivante. Por esse motivo, pode reaparecer devido a alguns fatores desencadeantes, como exposição solar em excesso, febre, trauma no local, infecções e estresse", esclarece Carla. Segundo a dermatologista, a primeira infecção herpética é normalmente mais grave e maior do que as outras. Mas se tratada adequadamente, o vírus pode não voltar a se manifestar.

Contagioso, o herpes labial é transmitido quando existe contato direto com a lesão atingida. Por isso, durante os dias em que as bolhas estiverem expostas, não é aconselhável beijar na boca, nem mesmo compartilhar copos e talheres. O período de manifestação da infecção pode variar entre sete e 15 dias. Sendo que após este período, os sintomas cessam, mas a doença não "vai embora", pois ainda não há cura. Aliás, dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que o problema atinge, hoje, em torno de 85% da população adulta brasileira.

Manifestações clínicas
Uma vez reativado, o herpes se apresenta da seguinte forma:
  •     inicialmente pode haver coceira e ardência no local onde surgirão as lesões.
  •   a seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre área avermelhada e inchada;
  •      as bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença;
  •     a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização; 
  •   a duração da doença é de cerca de 5 a 10 dias.


Fuja do herpes
Como ainda não existe um tratamento capaz de eliminar o vírus do herpes do organismo humano, o melhor a fazer é tomar atitudes que não favoreçam a manifestação da doença. Assim, vale evitar o contato direto com pessoas que apresentem infecção ativa, pois o vírus é extremamente infeccioso. Além disso, tente dormir pelo menos 8h por dia, mantenha uma dieta saudável e se proteja do sol para aumentar sua imunoresistência.

Tratamento
Se as manifestações da doença acontecer com frequência, é importante consultar um infectologista o quanto antes para avaliar as condições do sistema imunológico. "Quando há reincidência do aparecimento do herpes labial, o indicado é fazer um tratamento antiviral prolongando, a fim de fornecer resistência ao corpo e evitar o surgimento precoce de um novo quadro da doença", indica Marcelo Simão Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Para o tratamento dos casos reincidentes da doença - mais de seis episódios ao ano - é indicado que o paciente passe por um procedimento chamado "Profilaxia do herpes". Segundo Carla, esse tratamento é feito com medicação oral ou até com vacina, mas só pode ser realizado com o acompanhamento de um dermatologista.


Por isso, ao primeiro sinal do indesejável herpes labial, vale procurar um especialista (Dermatologista), assim, é mais fácil evitar que a doença retorne com maior intensidade e duração.

No: www.terra.com.br

Fá Piazza

Um comentário:

  1. Olá amigos! Gostaria de compartilhar um 'tratamento' caseiro que faço a alguns anos e que me permite abortar muitas erupções do herpes simplex antes mesmo das úlceras nascerem! Funciona assim : Quando você sentir AS PRIMEIRAS queimações e desconfortos do herpes ( enfatizo as primeiras porque vc tem qe combater no inicio ) como FORMIGAÇÃO,LABIOS SECOS, você deve tomar um comprimido de aciclovir a cada 2.5, 3 horas, isso seria uma superdose. Logo, aplique Aciclovir creme sobre a lesão e cubra o ferimento com um esparadrapo microporozo, ou corte um pedaço de adesivo do band-aid para cobrir a lesão. O ADESIVO bandeid éda cor da pele e da um ótimo curativo discreto. Teste vocÊ mesmo. Agora basta seguir o procedimento se voce nao quer essa ferida horrível no seu rosto. Dentre 8 hrs após o inicio do tratamento, vc podera notar que a coceira diminuirá, assim como as dores e ulceras. Em mim as ulceras nem chegam a sair. Mas você deve ser rápido: Se seus lábios estiverem ressecados, ja mete um comprimido, pois o corpo demora pra absorver o remedio. Assim voce vai tomando e mantendo o nivel desse medicamento sempre alto no corpo. Ele faz com que o virus pare de se multiplicar. Dá be mcertinho: Se tu toma no inicio dentro de 48 horas ta sarado. As vezes sai uma ou outra ferida, caso isso ocorra, durante o dia vc usará o creme aciclovir e a noite colocara uma pomada para cicatrizante a base de sulfato de prata. sempre usando o adesivo!!!! Faça ae. !

    ResponderExcluir