sábado, 25 de fevereiro de 2012

A influência do chocolate na acne: “Chocolate causa espinhas?”

Procurou-se com este estudo identificar a associação que poderia haver entre o consumo de chocolate e o aparecimento de lesões características de acne.

O chocolate é de um sabor e características únicos, que por si só instiga emoções e prazeres, assim como, alimenta o gosto pelos mais distintos paladares.  Inúmeros são os tipos de chocolates fabricados no mundo, com os mais distintos estilos e sabores, os quais são classificados de acordo com seus ingredientes e suas quantidades.

  Fonte: ANVISA (1978); CHANTAL (1998); CASEY (2008)

Sabe-se que o cacau puro possui inúmeros benefícios ao organismo, mas na busca pela resposta da associação que poderia haver entre o consumo de chocolate e o aparecimento de lesões características de acne, alguns autores destacam que o cacau em conjunto a outros ingredientes atinge negativamente as funções biológicas.

O chocolate é composto por vários ingredientes, além do cacau, destaca-se: o açúcar (geralmente sacarose), sólidos de leite desnatado, gordura (manteiga e a pasta de cacau, gordura de leite), emulsificante (normalmente a licitina) e aromatizantes (baunilha).

                                                                                                                                Fonte: CHANTAL (2008, p. 22)

Consequentemente, o açúcar é indicado como o responsável pelo aumento do índice glicêmico no sangue (IG), o qual ocasiona em hiperinsulinemia, desencadeando alterações hormonais. Assim como o açúcar, pode haver a interferência do ingrediente leite, pois também desencadeia estímulos aos receptores produtores de andrógenos, os quais podem ativar as glândulas sebáceas, e posteriormente, o aparecimento de lesões acneicas (comedogênese). Entretanto, outro ingrediente comum em alguns tipos de chocolate é a gordura, que pode ser responsabilizada como agente estimulador da glândula sebácea de modo parcial, uma vez que há poucas evidências científicas que comprovem este fato.

A partir da pesquisa bibliográfica realizada, observou-se que não há uma conclusão definitiva sobre a interferência do chocolate na etiologia da acne, seja na sua forma pura, seja sua mistura em barras de chocolate ao leite ou com outros ingredientes. Assim sendo, sugere-se a realização de pesquisas científicas de maiores proporções para definitivamente esclarecer se o consumo do chocolate está associado ao aparecimento de lesões acneicas, para com isso esclarecer a toda população.

----------------------

Esta matéria é parte do Artigo Científico desenvolvido sob minha orientação pelas alunas
Edlaine Duarte e Kelly Buss. O título do trabalho é:  A INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE CHOCOLATE NA ETIOLOGIA DA ACNE e está publicado na biblioteca digital da Universidade do Vale do Itajaí - SC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário