sábado, 28 de maio de 2011

Batom

O batom (do francês bâton) é um cosmético usado para dar cor e realçar os lábios.
É apresentado em várias cores, a fim de atender aos mais diversos gostos além de versões com brilho ou sem brilho, cintilantes, opacos, hidratantes ou gloss. 
O hábito de colorir os lábios tem raízes no Egito, pigmentos vermelhos já eram aplicados nos lábios em 5000 a.C., potes de óxido de ferro vermelho foram encontrados no interior dos túmulos antigos sumerianos e egípcios. Nas antigas sociedades distinguia-se uma moça virgem das que não eram pelo tom do batom que usavam.
Em 1915, os primeiros batons, fixados numa base de metal dourada e protegidos por uma tampa, surgiram nos salões de beleza dos EUA
Mas o que tem nesse cosmético que fascina as mulheres no decorrer de milhares de anos?



Além de ser facilmente aplicado e causar impacto, o batom é muito associado ao estímulo da feminilidade. O lábio rosado sinaliza juventude e capacidade de procriação.
O batom pode ser compreendido como uma tentativa de se parecer jovem e madura.
É considerado o item de maquiagem que nunca sai de moda e mais valoriza a mulher, além de hidratar, forma uma camada protetora nos lábios contra alergias provocadas por partículas presentes no ar ou nas mãos.
Ao comprar o batom atente para a composição, como, por exemplo, se contém substâncias hidratantes, filtro solar e uma consistência média.
O batom é um poderoso artifício de sedução na hora da conquista, é um produto que sempre está no auge da moda e anda junto com todas as mulheres em todo o mundo.

Fonte: www.batom.net e www.brasilescola.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário